Caminhadas pelo Concelho 2016/2017 - Passadiços do Paiva

caminhada passadicos do paiva

Caminhada de encerramento da temporada realiza-se a 9 de julho, nos Passadiços do Paiva

A caminhada de encerramento da temporada 2016/2017 do programa Caminhadas pelo Concelho terá lugar no próximo dia 9 de julho, domingo, nos Passadiços do Paiva, estando a concentração marcada para as 5:00h, na Praça 8 de Maio (junto à Câmara Municipal), em Alcanena.

Em aproximação à data da deslocação aos Passadiços do Paiva, não são demais as informações.

O Percurso está dividido em três partes:

A PRIMEIRA PARTE caracteriza-se por uma DESCIDA ACENTUADA, DE GRAU DE DIFICULDADE MÉDIO/ELEVADO, entre o local de estacionamento dos autocarros (no cimo de um monte com cerca de 300m de altitude) e a Praia Fluvial do Areinho (a cerca de 155m de altutude), com a distância de 1KM APROXIMADAMENTE.
Segue-se posteriormente cerca de 1KM DE BAIXO GRAU DE DIFICULDADE.

passadiços site

A SEGUNDA PARTE, caracteriza-se pelo ELEVADO GRAU DE DIFICULDADE e implica SUBIR CERCA DE 500 DEGRAUS e DESCER CERCA DE outros 590 DEGRAUS. Esta será a parte mais difícil do percurso e terá uma distância de CERCA DE 2KM.

A TERCEIRA PARTE, caracteriza-se por um DESCIDA SUAVE de BAIXO GRAU DE DIFICULDADE, até à Praia Fluvial da Espiunca, com uma distância de cerca de 5,7KM.

De forma a evitar ter de percorrer a parte inicial do percurso, que é mais difícil, num horário em que o sol pode vir a revelar-se intenso e causar algum tipo de desconforto, informam-se todos os interessados da ALTERAÇÃO DO HORÁRIO DE CONCENTRAÇÃO dos participantes inscritos na caminhada nos PASSADIÇOS DO PAIVA para as 5H00, do DIA 9 DE JULHO.

Cada participante deve assegurar-se de que possui a condição física necessária para ultrapassar as dificuldades oferecidas pelo percurso dos Passadiços do Paiva.

Recomendações para uma melhor organização relativamente à alimentação, a propósito da deslocação aos Passadiços do Paiva:
Cada participante, a solo ou em pequenos grupos, caminhará à velocidade que desejar; fará pausas quando e onde desejar e, de igual forma, fará o piquenique quando e onde o desejar.

Assim sendo:
- Cada participante deve responsabilizar-se pela sua alimentação;
- Ao contrário do que estava inicialmente previsto, não se realizará um piquenique final;
- Os participantes devem piquenicar ao longo do percurso, selecionando, livremente, um local para esse efeito;
- Para as refeições recomendam-se sandes, sumos, fruta e água;
- A Câmara Municipal de Alcanena vai oferecer a todos os participantes um reforço composto por 2 barras energéticas, 2 frutas e 2 garrafas de água de 1/2 litro.

Estas recomendações surgem depois de analisadas as características do percurso e a sua envolvente e depois de antecipados os comportamentos expectáveis que um grupo de tão grande dimensão pode apresentar no que respeita, sobretudo, à velocidade da marcha.

Horário detalhado:
- 5:00h - Concentração na Praça 8 de Maio - Partida para Arouca
- 9:30h - Início da Caminhada, no Areinho
Todos os participantes têm cerca de 5 horas para percorrer os Passadiços, em autonomia
- 14:30h - Fim da caminhada - Concentração junto aos autocarros, na Espiunca - Regresso a Alcanena
- 19:00h - Chegada a Alcanena

As inscrições para esta caminhada já estão esgotadas.

Para mais informações, contacte o Serviço de Desporto e Tempos Livres da Câmara Municipal de Alcanena, através do telefone 249 889 010 ou 939 091 376 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .