Protocolo de Colaboração entre o Município de Alcanena e o Agrupamento de Escuteiros CNE-867 de Alcanena para Vigilância Fixa da Torre de Vigia de Santa Marta

02moitas

Foi assinado, no dia 22 de junho de 2018, o Protocolo de Colaboração entre o Município de Alcanena e o Agrupamento de Escuteiros CNE-867 de Alcanena, para Vigilância Fixa da Torre de Vigia de Santa Marta, construída com o intuito exclusivo de promover a vigilância fixa no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, localizada na freguesia de Moitas Venda.

O protocolo foi assinado pela Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, pela Chefe Regional de Santarém do CNE – Corpo Nacional de Escutas, Maria de Lurdes Gameiro, e pelo Chefe do Agrupamento de Escuteiros CNE-867 de Alcanena, Luís Pedro.

De acordo com o definido no Protocolo, o Agrupamento de Escuteiros CNE-867 de Alcanena irá desempenhar atividade de apoio à proteção da floresta, que se desenvolverá por ação de vigilância fixa, na Torre de Vigia de Santa Marta, no período de 1 de julho a 16 de setembro, de segunda a domingo, entre as 12:00h e as 18:00h.

O Agrupamento de Escuteiros CNE-867 de Alcanena garante a mobilização de dois elementos por dia, que utilizarão os meios colocados à disposição do Município, designadamente binóculos e cartografia, para concretizar a ação de vigilância fixa. A atividade será acompanhada, enquadrada e apoiada pelo Serviço de Proteção Civil da Câmara Municipal de Alcanena.

A Câmara Municipal de Alcanena irá transferir uma verba para apoiar esta atividade de proteção da floresta, de modo a colaborar nas despesas de deslocação e mantimentos do Agrupamento de Escuteiros CNE-867 de Alcanena que, em ato de voluntariado, se disponibilizou para integrar esta atividade.

A verba total a atribuir ao Agrupamento de Escuteiros CNE-867 de Alcanena é de 1.872,00€ (mil oitocentos e setenta e dois euros) e será repartida por 3 tranches, no valor de 624,00€ (seiscentos e vinte e quatro euros) cada, a transferir nos meses de julho, agosto e setembro de 2018, sendo que a última tranche (referente ao mês de setembro) será transferida após o términus do período de vigilância e respetiva validação do relatório da atividade desenvolvida.

O Agrupamento de Escuteiros CNE-867 de Alcanena assegura a manutenção do seguro escutista, no período em que decorre a atividade de vigilância.

De salientar a vontade demonstrada pelo Agrupamento de Escuteiros CNE-867 de Alcanena em colaborar com a Câmara Municipal de Alcanena na proteção da floresta e do meio ambiente, promovendo, entre os elementos que o integram, o sentido de responsabilidade, partilha, colaboração e cidadania.