Tomada de Posse dos Membros do Conselho Municipal do Associativismo Local (CMAL)

CMALlq
Mandato 2017/2021

Teve lugar, no passado dia 23 de abril de 2018, no auditório do edifício dos Paços do Município, a Tomada de Posse dos novos representantes do Conselho Municipal Associativismo Local para o mandato 2017/2021.

O Conselho Municipal do Associativismo Local é representado pelas associações das áreas ambientais, culturais, desportivas, socais e juvenis bem como os representantes dos Partidos Políticos com assento na Assembleia Municipal e tem ainda com membros efetivos por inerência de cargo, a Presidente da Câmara Municipal e os Vereadores com os pelouros da Cultura e Desporto, os representantes da Uniões e Juntas de Freguesia do Concelho.

O CMAL é um órgão com funções de natureza consultiva que visa promover a articulação, a troca de informações e a cooperação entre as diversas Associações do Concelho de Alcanena e contribuir para os critérios de distribuição de apoios ao movimento associativo plasmados no RMAL.

Ao CMAL compete:
- Diagnosticar e encontrar soluções para os diversos problemas que se prendem com o Movimento Associativo do Concelho de Alcanena;
- Sugerir a tomada de medidas e alterações julgadas por convenientes dentro do âmbito de atribuições do conselho;
- Colaborar, dentro do âmbito das suas atribuições, com a Câmara Municipal de Alcanena, com a Assembleia Municipal de Alcanena e com as Uniões e Juntas de Freguesia do Concelho nas matérias relacionadas com o associativismo local;
- Apresentar pareceres, propostas, recomendações e/ou sugestões que visem o interesse ambiental, cultural, desportivo, recreativo e social do Concelho;
- Manter um contacto estreito com as Associações do Concelho;
- Exercer as competências previstas no regulamento municipal de apoio ao associativismo local;
- Dar parecer sobre os projetos das cartas Verde, Cultural e Desportiva;
- Participar no processo de revisão do Regulamento de Apoio ao Associativismo Local do concelho de Alcanena.

Assim, e de acordo com artigo 4.º do Regimento, o CMAL é composto por:
Fernanda Maria Pereira Asseiceira – Presidente da Câmara Municipal de Alcanena e do Conselho Municipal do Associativismo Local.
Vereadores com competências nas áreas da Cultura, Desporto, Desenvolvimento Social, Juventude e Ambiente – Maria João Gomez e Hugo Santarém.
Os presidentes das Uniões e Juntas de Freguesia do Concelho:
- UF Alcanena e Vila Moreira – António Silva
- JF Bugalhos – José Luis Ramos
- UF Malhou Louriceira e Espinheiro – Lina Louro
- JF Monsanto – Samuel Frazão
- JF Minde – Fátima Ramalho
- JF Moitas Venda – Álvaro Capaz
- JF Serra St.º António – Marlene Vieira.
Um representante de cada partido político ou grupo com assento na Assembleia Municipal:
- GABRIEL FEITOR, representante do grupo municipal Coligação Cidadãos por Alcanena – PPD/PSD, CDS/PP, MPT;
- HENRIQUE LOBO, representante do grupo municipal PS.
Um representante das Associações Ambientais:
- CRISTINA LOPES, Sociedade Portuguesa de Espeleologia.
Cinco representantes das Associações Culturais:
- CARLOS CORREIA, Casa do Povo de Minde;
- RICARDO DUARTE, Casa do Povo de Espinheiro;
- ANGELA CORREIA, Grupo Desportivo e Recreativo da Graça;
- JORGE FILIPE, Rancho Folclórico e Cultural do Covão de Coelho.
Dois representantes das Associações Sociais:
- PEDRO MOISÉS, Associação de Pais de Alcanena;
- NELSON MARQUES, Associação de Pais e Encarregados de Educação de Covão de Coelho.
Cinco representantes das Associações Desportivas:
- PAULO CONSTANTINO, Casa do Povo de Alcanena;
- SANCHO RAMALHO, Pedrinha Motor Clube;
- JOÃO SIMÕES, Escola de Futebol do Concelho de Alcanena.
Um representante das Associações Juvenis;
- LUÍS PEDRO, Agrupamento de Escuteiros de 867 – Alcanena.

Por motivos pessoais não tomaram posse os seguintes representantes:
- ARMANDO PINTO, representante do grupo municipal CDU;
- Representante do Centro Socio Cultural de Casais Robustos;
- Representante do Juventude Amizade e Convívio;
- Representante da Vitória Futebol Clube Mindense.

Para além da tomada de posse houve a seguinte Ordem de trabalhos:
- Licenciamentos Movimento Associativo – esclarecimento com o arquiteto Sérgio Simões;
- Festival da Biodiversidade;
- Fórum da Juventude;
- Outros;
- Regimento para considerações;
- Iniciativas de Maio e Junho.