FarmExpsite

Foi aprovado, por unanimidade, na reunião de Câmara, do passado dia 17 de dezembro de 2018, o Voto de Reconhecimento e Congratulação ao projeto “Portugal Farm experience” de Estevão Anacleto pelo lugar obtido no concurso nacional, promovido pela Territórios Criativos e o Turismo de Portugal, no âmbito do FIT – Fostering Innovation in Tourism 2018.

A Territórios Criativos, empresa especializada em consultoria e formação no âmbito do empreendedorismo, e o Turismo de Portugal desenvolveram o TOURISM UP, um programa de aceleração de âmbito nacional desenhado para apoiar empreendedores e startups, no desenvolvimento de propostas de valor nos setores do turismo e da valorização de produtos endógenos, potenciando as redes empreendedoras destes setores.

O Município de Alcanena, a convite da Territórios Criativos, parceira do Turismo de Portugal, tornou-se parceiro do programa TOURISM UP, que decorreu em territórios de baixa densidade e/ou afastados dos grandes centros urbanos, tendo acolhido uma das 30 oficinas de empreendedorismo programadas a qual decorreu no dia 8 de outubro de 2018.

Com o objetivo de capacitar os participantes para a apresentação dos seus projetos, a oficina serviu também para escolher um dos cinco projetos apresentados localmente, como o representante de Alcanena a nível nacional.

O projeto local vencedor foi “A Fina da Aldeia”, apresentado por Inês Caetano e Miguel Correia, passando automaticamente à fase final, tendo ficado em segundo lugar, o projeto “Portugal Farm experience” de Estevão Anacleto, da freguesia de Bugalhos.

Por ser considerado diferenciador e com grande potencial no que diz respeito ao objeto do presente programa, o projeto “Portugal Farm Experience”, foi convidado a participar no Bootcamp, no qual foi selecionado para passar à fase final.

A Final do Taste Up & Tourism Up, programas de aceleração em Turismo Gastronómico e Turismo, decorreu no dia 12 de dezembro, em Loures, tendo contado com cerca de 200 participantes, nomeadamente representantes dos 45 municípios anfitriões do programa, empreendedores dos 45 projetos finalistas e parceiros, estando presentes as duas equipas que representaram o Município de Alcanena.

No final do processo de seleção, o projeto “Portugal Farm experience” de Estevão Anacleto, da freguesia de Bugalhos, obteve o segundo lugar a nível nacional, que, além de ser apoiado num Programa de Aceleração dos Territórios Criativos e do Turismo de Portugal, recebeu um apoio monetário, no valor de 1.000,00€ (mil euros) para lançamento ou apoio no negócio.

Foi aprovado, em reunião de Câmara Municipal de Alcanena, o voto de Reconhecimento e Congratulação pelo lugar obtido neste concurso nacional, promovido pela Territórios Criativos e o Turismo de Portugal, no âmbito do FIT – Fostering Innovation in Tourism 2018.