All Come | II Encontro das Comunidades Migrantes Residentes no Concelho de Alcanena

foto allcome24

Teve lugar, no passado dia 1 de maio, no Mercado Municipal de Alcanena, o II Encontro das Comunidades Migrantes Residentes no Concelho de Alcanena, iniciativa que visa o acolhimento, integração e interação das diversas comunidades com o concelho e com as populações.

O Encontro iniciou com a inauguração do Espaço ALLCome - Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Alcanena, na presença do executivo da Câmara Municipal, do Bispo de Santarém, D. José Traquina, de Mário José Fernandes Ribeiro, Diretor do Departamento de Integração de Migrantes (DIM), na dependência hierárquica do conselho diretivo da AIMA, I. P., da Presidente da Assembleia Municipal, representantes da Juntas e Uniões de Freguesia e párocos do concelho.

Na inauguração deste espaço, houve a oportunidade de enaltecer o trabalho realizado, assim como o estreitar de relações institucionais para o crescimento deste apoio aos migrantes que escolhem o nosso concelho como local para residir e trabalhar.

A associação Jubilare de Alcanena deu mote ao início deste II Encontro, seguindo-se as intervenções da Vereadora Marlene Carvalho, que agradeceu a presença de todos e deu a palavra ao Bispo de Santarém, a que se seguiu a intervenção de Mário Ribeiro, que congratulou a município pela iniciativa e pela abertura de um espaço dedicado aos migrantes num local central da vila, e do padre Dionísio, que testemunhou, na primeira pessoa, a forma e os gestos de acolhimento que o município e as comunidades proporcionaram.

Os discursos foram encerrados pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Rui Anastácio, que enalteceu o trabalho desenvolvido com as comunidades migrantes e a importância de reforçar o apoio à legalização/regularização, informação e o acolhimento de migrantes no concelho, agradecendo a presença de todos.

Após as intervenções, decorreu a partilha gastronómica, que contou com a presença de treze comunidades migrantes residentes em Alcanena, designadamente, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Vede, Brasil, Venezuela, Moldávia, Roménia, Ucrânia, Marrocos, Bangladesh, Índia e Paquistão.