IFRRU 2020 financia 248 projetos num total de investimento de 700 milhões de euros

IFRRU

Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas

“O IFFRU 2020 aumentou a sua execução nos últimos meses, conseguindo apesar da pandemia Covid 19 chegar aos 248 contratos assinados, num investimento de 704 milhões de euros de investimento para a reabilitação integral de edifícios e melhoria do seu desempenho energético”, lê-se na nota de imprensa, do gabinete do Ministério das Infraestruturas e Habitação.

Dos edifícios reabilitados, 105 terão uso habitacional, sendo os restantes 129 destinados a atividades económicas e 14 a equipamentos de utilização coletiva abrangendo equipamentos culturais públicos e sociais e de apoio social bem como as residências para estudantes. Na sua maioria (186) os projetos são promovidos por empresas e os restantes por particulares, IPSS e Câmaras Municipais, indica o comunicado.

Os projetos em execução localizam-se nas Áreas de Reabilitação Urbana, delineadas pelos respetivos Municípios, garantindo-se, assim, o seu alinhamento com a política urbana local, sendo já 74 os Municípios das várias regiões do país com financiamentos IFRRU 2020, refere o gabinete do ministro Pedro Nuno Santos.

Segundo o documento, são 27 os projetos concluídos, sendo que o programa IFRRU 2020 foi prorrogado até 2023 e a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Lisboa do Portugal 2020 reforçou a sua dotação em 10 milhões de euros.

O IFRRU 2020, um instrumento financeiro do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, no âmbito do Portugal 2020, é o maior programa de incentivo à reabilitação urbana lançado em Portugal e tem uma capacidade de financiamento de 1.400 milhões de euros, proporcionando as melhores condições para todos os que pretendam investir na reabilitação do edificado urbano, informa o Ministério das Infraestruturas e Habitação.