Reunião do Observatório Ambiental realizada a 14 de julho
Foi com enorme surpresa e estupefação que li o título da notícia que saiu na página 20 do jornal O Mirante, no passado dia 23 julho. «Presidente de Alcanena esquece-se de visitas a empresas e diz que agora é em setembro.»
A jornalista presente não ouviu ou não interpretou corretamente o que foi dito.
A «Presidente de Alcanena», nunca disse, nem nunca podia dizer o referido! Porque não corresponde à realidade. Não encontrarão em nenhum dos presentes ninguém que tenha ouvido tal coisa!
As «visitas» a que a Presidente de Alcanena se referiu são as que estavam previstas ocorrer na sequência de um trabalho realizado, no âmbito do Observatório Ambiental, com a coordenação do IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas.
Este trabalho intitulado «Curtimenta e Acabamento de Peles – Guia sobre licenciamento e exercício da atividade», foi apresentado publicamente no passado dia 04 de março. Estava planeado efetivamente, a partir do mês de abril iniciarem-se as deslocações a empresas para a verificação da implementação dessas Boas práticas e para sensibilização à sua implementação.
A presença do IAPMEI é fundamental, não decorrendo de um planeamento exclusivo da CMA, e não houve efetivamente condições para terem ocorrido, de abril até à presente data. Com a avaliação da evolução da pandemia no concelho de Alcanena e na sequência desta reunião do Observatório Ambiental, há já agendamento para se iniciarem essas deslocações.
O que a Presidente de Alcanena disse e importa ter presente foi que, na sua ação diária, a AQUANENA- atual entidade gestora dos serviços de Abastecimento de Água e Saneamento faz deslocações/visitas regulares às empresas, no âmbito do seu trabalho de fiscalização.
Também referiu que se manteve a verificação da implementação de medidas que, nas fábricas, contribuem para melhorar a dimensão ambiental das empresas, e que em 2017 foram propostas pelo CTIC. Tendo prazo de implementação até 2018, dessas deslocações constatou-se que não estão ainda implementadas em todas as empresas a que se destinavam.
Perante a persistência dos maus cheiros, foi decidido excecionalmente convidar os empresários das empresas com a fase de ribeira, que não estava previsto por não integrarem o Observatório Ambiental, tendo estado presentes vários empresários e não apenas o que é referido.
Foi também dito que em setembro haveria reunião de trabalho com os empresários, para apresentação e apreciação conjunta ao trabalho que está a ser realizado pelo Professor Saldanha Matos, também presente na reunião do Observatório e que entrega até final do mês de julho o ponto de situação da avaliação de uma Solução Integrada do sistema de Alcanena.
Quem melhor conhece a Presidente da Câmara sabe que não é sua característica «esquecer-se» de assuntos que está a acompanhar e muito menos desta natureza, procurando sempre fazer tudo o que está ao ser ao seu alcance, para que cada processo se concretize da melhor maneira possível.