Edifícios Administrativos
Edifício dos Paços do Concelho
Morada
Praça 8 de Maio
2380-037 Alcanena
Contactos
Telefone
249 889 010
Fax
249 891 357
E-mail
Página Web
Horário
2º Feira-6ª Feira 9:00h-13:00h/14:00h-18:00h
Atendimento ao público
2º Feira-6ª Feira 9:00h-16:30h
Casa da Cultura Alcanena
A casa da cultura foi mandada construir, juntamente com o bairro a esta anexado, por Manuel dos Santos Moita Júnior, sabendo-se que a data de construção é anterior a 1937.
A casa é um dos exemplos arquitetónicos que marcam e traduzem a ascensão social e económica da terra e dos que a mandaram construir, numa época em que a indústria de curtumes entrava no seu apogeu. O interior da casa encontra-se decorado com algum requinte, sendo visíveis ainda ornamentos de madeira entalhada, estuques trabalhados e marmoreados, entre outras imitações de texturas de pedra.
As casas do bairro foram vendidas a José Augusto Patrício Mota. Após o falecimento deste e da sua esposa, os herdeiros venderam a casa à Câmara Municipal de Alcanena, inaugurada como “Casa da Cultura” em 8 de Maio de 1995.
Aqui funcionam os serviços da cultura, ensino, desporto. No rés-do-chão, voltado para a frente da casa, existe uma pequena galeria de arte, Maria Lucília Moita, onde são realizadas exposições temporárias. Num anexo do edifício funciona a ARPICA - Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Alcanena.
Morada
Casa da Cultura
Praça 8 de Maio
2380-037 Alcanena
Contactos
Telefone
249889114
Fax
249891136
Email
Horário
2º Feira-6ª Feira 9:00h-13:00h/14:00h-18:00h
Atendimento ao público
2º Feira-6ª Feira 9:00h-16:30h
Edifícios Culturais
Centro Ciência Viva do Alviela - CARSOSCÓPIO
O Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio é um espaço de ciência e tecnologia integrado na Rede Nacional de Centros Ciência Viva. Viajar pelo Maciço Calcário Estremenho ao longo de 175 milhões de anos, desvendar os percursos subterrâneos da água a 3D ou "colocar-se na pele" de um morcego são apenas algumas das experiências ao dispor do visitante.
Aberto ao público desde 15 de dezembro de 2007, o edifício e espaço expositivo foram recentemente requalificados, mantendo o enquadramento na paisagem natural envolvente, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e junto à nascente do rio Alviela.
Morada
Praia Fluvial dos Olhos d'Água do Alviela
Louriceira
2380-450 Alcanena
Contactos
Telefone
249 881 805
Email
Página Web
http://www.alviela.cienciaviva.pt/
Horário
3ª a Domingo – das 10h00 às 18h00
Auditório Municipal
A Vila de Alcanena conta, com um notável conjunto de edifícios públicos e privados tendo a primeira metade do século XX sido a época áurea destas construções. O grupo mais antigo situa-se em redor do antigo mercado do peixe, transformado num moderno auditório (Auditório Municipal), mantendo a arquitetura original, que é, ele próprio, um exemplo de grande interesse representativo da arquitetura do ferro.
O espaço do auditório está, neste momento, cedido ao Sindicato Nacional dos Operários da Indústria dos Curtumes do distrito de Santarém, entidade responsável pela gestão do espaço. Uma eventual utilização do espaço, deve ser tratada diretamente com o Sindicato.
Morada
Rua António Rodrigues Teixeira, 1
Alcanena
Contactos
Telefone
249 882 245
Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira
Inaugurada a 28 de Setembro de 2002, a Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira é um espaço amplo e arejado, instalado no coração da vila de Alcanena, pretendendo afirmar-se como um centro dinamizador de cultura. Assim, a Biblioteca Municipal de Alcanena coloca ao dispor dos seus utilizadores um variado leque de serviços, desde a habitual consulta ou empréstimo domiciliário de livros e revistas até aos jogos multimédia, Internet, filmes, CD’s e jogos. A Biblioteca dispõe ainda de um espaço dedicado às crianças até aos 4 anos de idade (bebeteca), devidamente acompanhadas por um adulto responsável. Existe também um espaço destinado a acolher várias exposições e um bar.
História
A Biblioteca Municipal de Alcanena resulta da adaptação de um antigo celeiro/palheiro da Casa Agrícola, integrado num conjunto de barracões pertencentes ao Sr. Joaquim Carlos Reis e Silva, do ano de 1903, de acordo com a inscrição que ainda hoje se pode ler na fachada do actual edifício.
Morada
Rua 25 de Abril, nB: 286
2380-042 Alcanena
Contactos
Telefone
249 891 207/249 882 486
Fax
249 891 237
Horário
2º Feira-6ª Feira 10:00h-18:00h
Encerrado
Sábado
Domingo
Feriados
Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro
Criado em 1986 na sequência do encerramento do Museu Roque Gameiro (1970-1980) tem procurado aliar a tradição e a memória com a contemporaneidade. Desta ligação resultou a adoção natural do aguarelista Alfredo Roque Gameiro, como patrono. Tem objetivos de atividade cultural assentes na preservação, caraterização e promoção dos valores da sociedade onde se insere.
Morada
Rua Monsenhor Michel, n.º 54 - apartado 35
2395-201 Minde
Contactos
Telefone/fax
Geral/conservatório
249 840 022
Museu
249 841 292
Email
Direção
Geral
Museu
Coro
Página Web
http://www.caorg.pt/portal/
O Museu
A criação de um museu dedicado à obra de Alfredo Roque Gameiro surgiu por iniciativa de familiares e conterrâneos admiradores da obra do grande Mestre da aguarela portuguesa.
Abriu pela primeira vez ao público em novembro de 1970 e ficou instalado provisoriamente numa parte da moradia que tinha servido de residência aos seus pais. Para o efeito, foi adaptada pelo arquitecto Martins Barata, mantendo-se esta solução provisória até 1980.
Dos esforços conjuntos do Município de Alcanena e do Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro foi possível a aquisição da “Casa dos Açores” por parte da Câmara Municipal, em 2001, para aí ser instalado o Museu de Aguarela Roque Gameiro, inaugurado a 29 de Julho de 2009, pelo Presidente da Assembleia da República, Dr. Jaime Gama.
Esta casa é um exemplar notável de arquitetura e jardins do início do século XX, ligada à família do pintor, que ele próprio ajudou a desenhar, provavelmente em colaboração com o seu grande amigo, Raul Lino.
As transformações introduzidas pelo Arquiteto Martins Barata dirigiram-se aos aspetos físicos imediatos de reparação das coberturas e consolidação de aspetos estruturais, assim como a supressão de algumas paredes e divisórias.
O museu é tutelado pelo Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro (CAORG), associação com oito pólos de actividades de cuja dinâmica o museu também beneficia, sendo este o seu pólo mais emblemático.
O Museu de Aguarela Roque Gameiro integra a Rede Nacional de Museus, desde 2019, sendo que atualmente, apresenta o seu programa museológico, numa lógica de rotatividade das obras em exposição permanente, oferecendo ciclos expositivos temporários. Compreende ainda um espaço dedicado à prática do desenho e da aguarela, assim como um centro de documentação.
O Artista
Alfredo Roque Gameiro nasceu em Minde, a 4 de Abril de 1864, e faleceu em Lisboa, a 5 de Agosto de 1935. Era filho de Ana de Jesus e Silva e de Manuel Rey Roque Gameiro (Migança).
Iniciou a sua carreira artística como desenhador-litógrafo, nas oficinas do seu irmão Justino Guedes Roque Gameiro, onde produziu uma vasta obra como ilustrador de livros, revistas e jornais, mas foi sobretudo como pintor aguarelista que se notabilizou. A sua técnica atingiu um grande perfecionismo, o que lhe permitiu obter muitos prémios nacionais e internacionais.
Em 1884, Alfredo Roque Gameiro partiu para a Alemanha, onde se dedicou ao estudo e aprendizagem de novas técnicas, tendo regressado imbuído do seu amor às coisas portuguesas genuínas e, segundo ele próprio dizia: “reforçou em mim o furor trazido lá de fora para conhecer melhor a minha terra que, estudante na Alemanha, aprendera a amar”.
O artista era um homem apaixonado pela Natureza, de temperamento saudável, que vivia em constante admiração das maravilhas e mistérios que nos rodeiam; nunca se adaptou à vida na cidade e, por isso, em 1898, fixou residência na Amadora.
A sua figura é muito marcada pela suas origens, formação e convicções, cujo fundo tradicionalista se mostra no lema “Honra teus avós”, que tinha afixado na casa da Amadora, mais tarde na porta do seu ateliê em Campolide e, hoje, à entrada do Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro, em Minde.
Horário de Funcionamento
Inverno
terça a domingo, 10:00h – 16:00h
Verão
terça a domingo, 10:00h – 18:00h
Encerrado
12:30h – 14:00h; segundas-feiras e feriados
Entrada
3€
Entradas gratuitas
Crianças até aos 10 anos (quando acompanhadas por adultos), grupos de alunos acompanhados pelos respetivos professores.
No dia 18 de Maio a entrada é gratuita para o público em geral
Atividades temporárias
Exposições temporárias, concertos comentados e outras atividades
Centro de Documentação
Especialmente vocacionado para estudantes, professores e investigadores, mediante marcação prévia.
Visitas
Todas as visitas (grupos até 10 pessoas) são orientadas (de hora a hora, com início às 10:00h).
Visitas de Grupos
Com marcação prévia.
As vistas de grupos de alunos de escolas terão lugar à quarta-feira à tarde e à quinta-feira de manhã
Loja
Aberta no horário de funcionamento do Museu
Cine-Teatro Rogério Venâncio – Minde
Inaugurado em 1952 e constituído por uma sala retangular de cena contraposta, comportando uma plateia e um balcão. Apresenta caraterísticas de arquitetura civil cultural e vernácula. O Cine-Teatro Rogério Venâncio, em Minde, tem capacidade para 277 espectadores. Propriedade da Casa do Povo de Minde, este equipamento cultural é regularmente utilizado pelo grupo de teatro amador “Boca de Cena”, de Minde, acolhendo também vários outros espetáculos.
Morada
Avenida José António de Carvalho (EN 243)
2395 Minde
Cine-Teatro S. Pedro – Alcanena
Localizado no centro da vila, junto aos Paços do Concelho, o atual edifício do Cine-Teatro S. Pedro resulta de uma reconstrução do antigo Cine-Teatro, do qual apenas se manteve a fachada. Privilegiando as atividades de caráter cultural e social, o Cine-Teatro S. Pedro pretende ser um pólo produtor e difusor de cultura. A Sala de Espetáculos tem capacidade para 342 espectadores, sendo que o edifício conta ainda com uma sala de Exposições distribuída por dois dos quatro pisos que o compõem.
História
A 1 de Agosto de 1947 iniciam-se às obras de construção do Cine-Teatro São Pedro, na atual Rua 25 de Abril, junto à Praça 8 de Maio e dos Paços do Concelho.
Esta nova praça afirmava-se como nova zona nobre da vila, rasgada por uma intervenção urbana talvez inspirada nas políticas urbanísticas de Duarte Pacheco para o Estado Novo, centrada no Edifício da Câmara Municipal e Paços do Concelho (Edifício construído em 1946) e enriquecida por imponentes edifícios privados dessa primeira metade do século XX, como a Vivenda Nazareth, a atual Casa da Cultura ou a casa de família da pintora Maria Lucília Moita.
Morada
Avenida 25 de Abril
2380-042 Alcanena
Telefone
939 091 303
As reservas são efetuadas através do telefone - 939 091 303, de terça a sexta-feira, das 16:00h às 19:00h e uma hora antes de cada evento.
E-mail
Museu da Boneca
O Museu da Boneca é um equipamento tutelado pela Câmara Municipal Alcanena que expõe e divulga uma coleção visitável de bonecas, propriedade de Rosa Maria Vieira, que, ao longo dos anos, reuniu já cerca de 7000 exemplares de bonecos e bonecas das mais variadas formas, tamanhos e materiais.
A exposição permanente reúne vários modelos de bonecas trabalhadas em cerâmica. A fragilidade dos materiais de fabrico e o requinte do vestuário fizeram destes exemplares peças de caráter iminentemente decorativo. Nesta sala podem observar-se miniaturas, bonecas à escala para casas de brincar e vitrinas, assim como peças de maiores dimensões adequadas à decoração de espaços mais amplos. As feições de bebé e de menina, uma constante na exposição, permitem-nos perspetivar um pouco do que tem sido o gosto dos adultos por este tipo de brinquedo em particular.
Para além da área expositiva, o Museu da Boneca compreende também um espaço onde, através de materiais didáticos alusivos à coleção, incentivar-se-á a interpretação e assimilação de algumas noções de património material e imaterial.
No Hospital de Bonecas, espaço interativo, poder-se-á assistir ao arranjo de brinquedos, efetuado pela proprietária da coleção, com o intuito de comunicar aos visitantes a importância de cuidar do património.
O espaço onde se situa o Museu da Boneca é, por si só, um recurso à memória coletiva da comunidade, pois fica situado no edifício da antiga cantina escolar, ou seja, tanto a coleção como o espaço físico em si transportam o visitante para os espaços da infância e da memória.
Morada
Rua Engº Eduardo de Oliveira, 49
2380-071 Alcanena
Contactos
Telefone
249 899 308
E-mail
Horário
Terça a Sexta-feira -10h-13h e 14h-18h
Sábados e Domingos - 14h-18h
Encerramento - Segunda-feira
Museu Municipal de Alcanena
Rua A, 2380-011, Alcanena
+351 249 101 442
Curtumes, única no país, pela sua especificidade técnica, científica e industrial;
História Local, de caráter etnográfico, que contempla peças diversas, desde os carris da “Rata Cega”, comboio existente em Alcanena nos finais do século XIX, a utensílios de fiação provenientes da vila de Minde.
De quarta a domingo
10h às 13h e das 14h às 18h de abril a setembro (inclusive)
9h às 12h30 e das 14h às 17h30 de outubro a março (inclusive)
Pavilhão Multiusos Alcanena
Inaugurado a 10 de Outubro de 2004, o Pavilhão Multiusos de Alcanena representa um novo patamar de qualidade e modernidade nas estruturas coletivas ao dispor do concelho. Trata-se de um equipamento destinado a acolher iniciativas de âmbito cultural, de recreio e empresarial.
Morada
Rua Dom Nuno Alvares Pereira (EN 365-4)
2380-061 Alcanena
Desporto e Lazer
Campos de Ténis
Morada
Jardim da República
Rua Bento de Jesus Caraça
9:00h às 23:00h
Fora dos horários da Escola de Ténis
Telefone
Rua do Vitória
2395 - Minde
9:00h às 23:00h
Fora dos horários da Escola de Ténis
Telefone
Circuito actividades fisicas - Jardim da República
Morada
Jardim da República
Rua Bento de Jesus Caraça
Horário
Utilização livre
Estádio-Pista Atletismo Manuel da Piedade Costa
Caraterísticas
- Piso Sintético
- Com iluminação
Morada
Rua Calouste Gulbenkian
Contactos
Telefone
249 889 010/249 889 112
Horário
8:30h às 22h – Segunda a Sexta
Estádio Municipal Joaquim Maria Baptista
- Piso Relvado
- Com balneários
- Com iluminação
Rua Calouste Gulbenkian
Pavilhão Desportivo de Alcanena - Escola Secundária
- Piso flutuante de madeira
- Com balneários
- Com iluminação
Avenida Joaquim Maria Baptista
249 889 112 (Subunidade de Juventude e Desporto da CMA)
A utilização do espaço está sujeita a reserva prévia
Pavilhão Gimnodesportivo de Minde
- Piso flutuante de madeira
- Com balneários
- Com iluminação
Rua do Vitória
2395-177 Minde
Telefone
18h às 23h – Segunda a Sexta
Pavilhão Municipal Carlos Calado
- Piso Sintético
- Com balneários
- Com iluminação
Rua Bento de Jesus Caraça
Telefone
249 889 112 (Subunidade de Juventude e Desporto da CMA)
Piscinas Municipais de Alcanena
- 2 Piscinas (uma interior e outra exterior, ambas com 25 metros de comprimento)
- 2 Piscinas Infantis exteriores
- 1 Tanque de saltos
- Com balneários
- Com iluminação
Rua José Afonso
Alcanena
Telefone
Época de Inverno
- Segunda-feira a domingo: 12:00h - 19:00h (saída obrigatória do tanque até às 18:30h).
Piscina Municipal de Minde
- Piscina interior (25 metros de comprimento)
- Com balneários
- Com iluminação
Rua do Vitória
2395-177, Minde
Telefone
- Segunda a sexta-feira: 10:00h - 13:30h (saída obrigatória do tanque até às 13:00h) / 15:30h - 20:30h (saída obrigatória do tanque até às 20:00h)
Polidesportivo da Escola Primária de Alcanena
Caraterísticas
Piso em cimento
Morada
Rua Engenheiro Eduardo de Arantes e Oliveira
Contactos
Telefone
249 889 010/249 889 112
Horário
Utilização livre
Complexo – Olhos D’água do Alviela
Período de abertura ao Público:
- Todos os Dias entre as 8h00 e as 20h00;
Contactos:
- Informações sobre o Complexo e Parque de Campismo
- Telefone: 249891027
- Email:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. |Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Como Chegar:
- VINDO DE LISBOA OU PORTO: A1, saída Torres Novas/Abrantes; saída Alcanena; seguir em direção a Alcanena; seguir sinalética "Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio"
- VINDO DE OUTRAS DIREÇÕES: À chegada a Alcanena, seguir sinalética "Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio"
- Coordenadas - 39°26'39.7"N 8°42'38.6"W
Lotação do Complexo
- A lotação é definida pela capacidade de carga do Parque de Estacionamento;
- Por motivos de segurança e acesso de veículos de socorro, é proibido estacionar no exterior do parque de estacionamento.
Infraestruturas do Complexo
O Complexo dos Olhos D’água do Alviela, situado na orla do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, é constituído pelas seguintes infraestruturas:
- Parque de Estacionamento
- Passadiço Pedonal
- Parque de Merendas
- Zona de Street Food
- Praia Fluvial
- Wc's e Chuveiros
- Campo de Jogos de Areia
- Parque de Campismo dos Olhos d'Água do Alviela
- Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
- Pinhal - Circuito de Manutenção e Zona de Reforço Muscular
- Nascentes do Rio Alviela
- Percursos Pedestres (Rede Municipal de Percursos)
- Parque Infantil
- Centro Cyclin' Portugal de Alcanena
- Cumprir todas as disposições regulamentares;
- Ter um comportamento geral com a máxima correção, dentro de todo o Complexo;
- Respeitar toda a sinalética existente;
- Respeitar as determinações dos funcionários do Complexo ou outro pessoal de serviço.
- Zelar por uma utilização cuidada dos equipamentos e infraestruturas em prol da sua segurança e bom funcionamento;
- Efetuar a separação dos resíduos, depositando-os nos contentores adequados existentes para o efeito;
- Garantir que os menores estejam sempre sob a vigilância de um adulto responsável;
- Comunicar de imediato ao pessoal de serviço qualquer falha, avaria ou degradação dos equipamentos disponíveis;
- Obedecer às normas regulamentares no que respeita à roupa de banho a usar – Fato de banho adequado;
- Respeitar a organização do plano de água e os respetivos modos de utilização.
- Respeitar a Natureza! Ajude-nos a preservar as Plantas e os Animais que aqui coabitam;
-
- Permanecer no local, após o horário de abertura ao público;
- A utilização de recipientes de Vidro (garrafas, copos, taças, etc.);
- Fazer qualquer tipo de Fogo;
- Deslocar Mesas;
- Marcar Mesas e Lugares;
- Saltar ou Mergulhar para a Água;
- Entrar na água sem roupa apropriada e adequada para o efeito. Por exemplo, com Calças ou Calções de Ganga, Vestidos, T’shirts, Camisas, ou outras que não são, por princípio, destinadas a este efeito);
- A Permanência de grupos superiores a 20 pessoas sem a devida autorização prévia do Município. Esta autorização poderá ser solicitada através do número +351 249 891 027 ou do email
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ; - Animais, que não se encontrem à trela e acompanhados pelos Tutores. Na zona da Praia Fluvial, entre a abertura e o término da época Balnear, é estritamente proibida a presença de animais, exceto Cães de Assistência;
- Animais que pela sua natureza, poluam o local, incomodem / apresentem risco para os demais utilizadores ou, não cumpram a legislação em vigor;
- Animais na água (exceto cães de assistência);
- A realização de ruido, utilização de Instrumentos Musicais ou de Reprodutores Sonoros;
- A utilização de Chapéus de Sol, Tendas de Sombra, Toldos ou Similares;
- Acampar, no exterior do Parque de Campismo;
- Pernoitar em qualquer local do Complexo, que não os locais destinados para esse efeito (Parque de Campismo, Centro Ciência Viva e Alojamento Local);
- A Utilização de Geradores;
- Pescar.
Regras de Utilização do Complexo
Polidesportivo da EBI Dr. Anastácio Gonçalves - Alcanena

- de segunda a sexta-feira | das 18:00h às 23:00h
- sábados, domingos e feriados | das 08:00h às 23:00h