SOLO – Missão Compostar Alcanena

Assente numa estratégia de comunicação física e digital, o projeto visa incentivar os munícipes a desenvolver a prática da compostagem, disponibilizando condições acessíveis e informação atualizada.
Objetivo
O projeto tem como objetivo geral a sensibilização dos munícipes para a separação e valorização/reciclagem dos resíduos urbanos orgânicos e biodegradáveis (restos de alimentos, resíduos verdes, outros), contribuindo para a redução da quantidade de resíduos colocada em aterro, por via da utilização da compostagem e da promoção da economia circular.
Biorresiduos, o que são?
De acordo com a definição dada pelo Decreto-Lei n.º 102-D/2020, de 10 de dezembro, entende-se por BIORRESÍDUOS “os resíduos biodegradáveis de jardins e parques, os resíduos alimentares e de cozinha das habitações, dos escritórios, dos restaurantes, dos grossistas, das cantinas, das unidades de catering e retalho e os resíduos similares das unidades de transformação de alimentos".
Assim, são considerados Biorresíduos, os resíduos biodegradáveis, por exemplo: cascas de vegetais, frutas e ovos, restos de legumes, hortaliças e frutas, carne e peixe, borras de café, arroz e massa, restos de pão e de bolos, entre outros. Podem também ser encaminhados para a compostagem saquetas de chá, guardanapos de papel, papel de cozinha e resíduos de plantas sãs.
Como funciona a Compostagem?
A Compostagem é um processo natural de reciclagem de material orgânico, onde múltiplos organismos decompositores comem, esmagam, degradam e digerem as células e moléculas que compõem os Biorresíduos, transformando-os num fertilizante natural designado por COMPOSTO.
Porquê fazer Compostagem?
As vantagens para o cidadão e para o Município são muitas:
- A utilização de uma boa quantidade de composto na horta ou jardim melhora as características do solo, evitando o uso de adubos químicos e pesticidas;
- A compostagem reduz significativamente a quantidade de biorresiduos a recolher, moderando assim os custos de transporte e tratamento dos resíduos urbanos e a respetiva deposição em aterro;
- Num espaço exterior adequado, a compostagem é um processo e permite valorizar os resíduos biodegradáveis, evitando o desperdício, poupando custos ambientais, económicos e sociais relevantes.
- A compostagem dos biorresíduos ajuda a mudar a prática de “usar e deitar fora”, e incentiva a economia circular: recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e reaproveitar.
Como aderir?
Em função do tipo de habitação, o Município de Alcanena disponibiliza duas opções para que possa realizar a compostagem dos biorresiduos produzidos em casa:
Solo: Missão Compostar Alcanena – Compostagem Doméstica
Objetivo e Público-alvo
A compostagem doméstica é um processo 100% natural de reciclagem de resíduos orgânicos, em que o objetivo é transformar o material orgânico em composto, concentrando os nutrientes certos para as plantas e solo.
A compostagem doméstica destina-se a munícipes residentes em habitações com espaço exterior (jardim, horta, quintal). Neste caso, o Município de Alcanena atribui gratuitamente:
a) Um compostor, através do qual as famílias poderão valorizar os seus biorresíduos e produzir o seu próprio composto;
b) Informação e acompanhamento técnico do processo de compostagem.
Inscrição
Os munícipes interessados em participar no projeto e assim receber gratuitamente um compostor doméstico, têm de preencher e submeter o formulário, no link abaixo, ou contactar diretamente o Município de Alcanena através dos seguintes contactos: T: 249889010 ou e-mail:
Apenas é atribuído um compostor por habitação.
As inscrições são consideradas por ordem cronológica de chegada até ao limite do stock existente.
Inscrições em:
https://cutt.ly/queroumcompostor

Para mais informações, consulte, abaixo:
Missão Compostar Alcanena – Compostagem Comunitária
Objetivo e Público-Alvo
A compostagem comunitária é desenvolvida em compostores colocados em espaços públicos, e destina-se aos munícipes, cuja residência não dispõe de espaço exterior (horta, quintal ou jardim). Assim, qualquer munícipe, independentemente da tipologia de residência, consegue fazer a compostagem dos resíduos orgânicos, contribuindo assim para a economia circular.
O Município disponibiliza ilhas de compostagem em locais de acesso publico, que podem ser usadas pelos munícipes, aderentes ao projeto, que residam nas imediações das ilhas de compostagem.
(Clique no mapa para melhor visualização)
Inscrição
A participação no projeto é voluntária, gratuita e por agregado familiar.
Para aderir ao projeto, os munícipes interessados terão de tomar conhecimento e aceitar as Normas de Participação (disponíveis aqui) e de seguida preencher e submeter o formulário de adesão em https://cutt.ly/compostaralcanena ou contactar diretamente o Município de Alcanena através dos seguintes contactos: T: 249889010 ou e-mail:
Posteriormente, os aderentes cujas inscrições foram validadas, serão contactados para assistir a uma sessão de esclarecimento, onde será disponibilizado um balde com capacidade de 5 litros, para guarda e transporte dos biorresíduos e um código/chave de acesso ao respetivo compostor da área de residência.
Os baldes e chaves de acesso ao compostor comunitário são propriedade do Município de Alcanena. Em caso de desistência, o aderente deve devolver o balde e chave de acesso.


