Projeto SOLO

Projeto SOLO

SOLO – Missão Compostar Alcanena

solo

 

Assente numa estratégia de comunicação física e digital, o projeto visa incentivar os munícipes a desenvolver a prática da compostagem, disponibilizando condições acessíveis e informação atualizada.


Objetivo
O projeto tem como objetivo geral a sensibilização dos munícipes para a separação e valorização/reciclagem dos resíduos urbanos orgânicos e biodegradáveis (restos de alimentos, resíduos verdes, outros), contribuindo para a redução da quantidade de resíduos colocada em aterro, por via da utilização da compostagem e da promoção da economia circular.


Biorresiduos, o que são?
De acordo com a definição dada pelo Decreto-Lei n.º 102-D/2020, de 10 de dezembro, entende-se por BIORRESÍDUOS “os resíduos biodegradáveis de jardins e parques, os resíduos alimentares e de cozinha das habitações, dos escritórios, dos restaurantes, dos grossistas, das cantinas, das unidades de catering e retalho e os resíduos similares das unidades de transformação de alimentos".
Assim, são considerados Biorresíduos, os resíduos biodegradáveis, por exemplo: cascas de vegetais, frutas e ovos, restos de legumes, hortaliças e frutas, carne e peixe, borras de café, arroz e massa, restos de pão e de bolos, entre outros. Podem também ser encaminhados para a compostagem saquetas de chá, guardanapos de papel, papel de cozinha e resíduos de plantas sãs.


Como funciona a Compostagem?
A Compostagem é um processo natural de reciclagem de material orgânico, onde múltiplos organismos decompositores comem, esmagam, degradam e digerem as células e moléculas que compõem os Biorresíduos, transformando-os num fertilizante natural designado por COMPOSTO.


Porquê fazer Compostagem?
As vantagens para o cidadão e para o Município são muitas:
- A utilização de uma boa quantidade de composto na horta ou jardim melhora as características do solo, evitando o uso de adubos químicos e pesticidas;
- A compostagem reduz significativamente a quantidade de biorresiduos a recolher, moderando assim os custos de transporte e tratamento dos resíduos urbanos e a respetiva deposição em aterro;
- Num espaço exterior adequado, a compostagem é um processo e permite valorizar os resíduos biodegradáveis, evitando o desperdício, poupando custos ambientais, económicos e sociais relevantes.
- A compostagem dos biorresíduos ajuda a mudar a prática de “usar e deitar fora”, e incentiva a economia circular: recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e reaproveitar.

Como aderir?
Em função do tipo de habitação, o Município de Alcanena disponibiliza duas opções para que possa realizar a compostagem dos biorresiduos produzidos em casa:

 

 

Logo da Câmara Municipal de Alcanena

Contactos

Praça 8 de Maio
Câmara Municipal de Alcanena 
Praça 8 de Maio 
2380-037 Alcanena 
Tel.: 249 889 010 
E-mail: geral@cm-alcanena.pt

Banner Cofinanciado Por