Decorreu, no dia 17 de março, no Auditório da Câmara Municipal de Alcanena, a sessão de apresentação da Rede de Guardiãs da Natureza e Desenvolvimento Sustentável do Mundo Rural no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, uma iniciativa da Business as Nature e da ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, com o apoio do Município de Alcanena.
Este projeto prevê a criação de uma Rede de mulheres que são dinamizadoras locais da recuperação dos ecossistemas, da conservação da biodiversidade, da agricultura e silvicultura sustentável e da transição para uma economia circular, promovendo o seu envolvimento e capacitação. Esta é uma iniciativa da Business as Nature, financiada pelo Fundo Ambiental/ICNF, inserida no Plano de Ação do Movimento das Mulheres pelo Clima, que tem a ADIRN como parceiro local.
A rede conta já com Guardiãs da Natureza em oito áreas protegidas onde o projeto está já implementado. A 2ª fase do projeto levará ao alargamento da rede com a novos territórios, onde se inclui o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
A sessão de abertura contou com as intervenções da Vereadora Marlene Carvalho, em representação da Câmara Municipal de Alcanena, e do Diretor Regional do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Carlos Albuquerque.
A apresentação do projeto ficou a cargo de Susana Viseu, Presidente da Business as Nature, a que se seguiu uma breve apresentação do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros conduzida por Sofia Quaresma (ICNF).
Maria João Botelho moderou a mesa-redonda que reuniu quatro futuras Guardiãs da Natureza que desenvolvem os seus projetos na área geográfica do PNSAC: Verónica Paiva (Biovó), Edite Lopes (Tecedeira de Serra de Santo António), Ana Santo (Casas da Chainça) e Patricia Silva (BioTurismo, Património e Educação Ambiental).
A anteceder a sessão de encerramento pelo Presidente da ADIRN, Pedro Ferreira, e pelo Vice-Presidente da CCRD LVT, José Alho, foi assinado o protocolo de colaboração entre a Business as Nature e a ADIRN.
Mais informações sobre a Rede de Mulheres Guardiãs da Natureza e Desenvolvimento Sustentável do Mundo Rural em https://guardiasdanatureza.pt/