O Município de Alcanena participou em 2 das 39 candidaturas à convocatória do Programa URBACT IV, cofinanciado pela União Europeia e destinado a apoiar redes de transferência de boas práticas. Esta convocatória encerrou no dia 30 de junho e mobilizou um total de 284 entidades responsáveis pela gestão municipal, provenientes de 31 países.
O Município de Alcanena integrou as seguintes redes de transferência:
- Rede “Refuncionalização do património para os cidadãos” | Rede liderada pelo Município de Onda (Espanha), tem como missão revitalizar espaços com valor patrimonial. O Município de Alcanena pretende adquirir conhecimentos e metodologias que possam ser aplicadas no âmbito de projetos de valorização do património.
- Rede “Transformar bacias de águas residuais em pontos de biodiversidade” | Rede liderada pela cidade de Ormož (Eslovénia), tem como intuito a renaturalização das bacias de água e a preservação e proteção da biodiversidade e dos ecossistemas, procurando dar resposta aos desafios climáticos através de soluções de base natural. O Município de Alcanena pretende adquirir competências e conhecimento que possam ser aplicados no desenvolvimento de novos modelos de gestão e tratamento das águas residuais, bem como na transformação de bacias de águas residuais em espaços de biodiversidade que aproximem as pessoas e a natureza.
O URBACT é um programa europeu de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável, que pretende estimular a participação das comunidades na transformação dos territórios, através do seu envolvimento em grupos de ação locais para a cocriação e teste de soluções.
Mais informações sobre esta iniciativa URBACT: https://urbact.eu/news/apply-call-urbact-transfer-networks ; https://urbact.eu/whats-new/news/call-transfer-networks-first-updates