De acordo com os requisitos da Lei n.º 59/2021, de 18 de agosto, que estabelece o Regime Jurídico de Gestão do Arvoredo Urbano, encontra-se em elaboração o inventário municipal do arvoredo urbano, um instrumento muito relevante para o planeamento, gestão, manutenção e proteção do património arbóreo do Concelho de Alcanena.
Este trabalho está inserido num procedimento concursal elaborado pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e abrange a área territorial dos municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.
Os trabalhos de campo serão realizados pela empresa Érre LRB, estando previsto, no caso do Município de Alcanena, iniciar-se no próximo mês de maio.
O cadastro arbóreo será registado numa base de dados georreferenciada, tendo associada, pelo menos, registo fotográfico e informação relativa à localização, nome comum, espécie, predominância, família, fenologia. O inventário será, depois, disponibilizado numa plataforma específica, permitindo a atualização da informação, o reporte de ocorrências e solicitação de esclarecimentos.