Notícias

OBSERVACARSO – 2º Festival da Biodiversidade

OBSERVACARSO – 2º Festival da Biodiversidade

FB IMG 1526913033284

De 19 a 22 de maio de 2018, nos Olhos d´Água – Alviela


O Município de Alcanena promoveu, entre os dias 19 a 22 de maio de 2018, a segunda edição do Festival da Biodiversidade - OBSERVACARSO.

 

No dia 19 de maio de 2018, sábado, teve lugar, pelas 15:00 horas, a Sessão Solene de Abertura da segunda edição do Festival da Biodiversidade – OBSERVACARSO, seguindo-se o Workshop Micromundo, no CCVA.
Pelas 16:00 horas, deu-se a apresentação da Rede PROVERE - iNature (Estratégia de Eficiência Coletiva), Animação Musical e “Conversas à Sombra da Árvore” – Germinados na Alimentação – Vantagens e Benefícios, Gisela Cid.
Às 17:00 horas teve lugar a iniciativa “Conversas à Sombra da Árvore” – O Sabugueiro – A cultura e sua utilização, Jaime Otero Páramo.
A partir das 19:30 houve BioBlitz - Morcegos, BioBlitz – Anfíbios e BioBlitz – Borboletas Noturnas.
Durante esta iniciativa houve animação musical com “They Must Be Crazy”.

 

No domingo, dia 20 de maio, pelas 7:00 horas teve início o BioBlitz – Anilhagem de Aves.
Pelas 8:30 horas teve início a Caminhada Monsanto – Caminhadas pelo Concelho, seguida pelo Workshop de Iniciação à Fotografia de Natureza, com Filipe Silva.
Às 10:00 horas iniciou o BioBlitz – Borboletas Diurnas seguido da Oficina de Aromas – destinada a crianças dos 6 aos 12 anos, com BioVó.
A partir das 11:00 começou o BioBlitz – Peixes, seguido da Apresentação dos resultados obtidos.
Na tarde de domingo teve lugar o Workshop Micromundo, no CCVA e a iniciativa “Conversas à sombra da Árvore” - Agricultura Sintrópica – Uma Oportunidade para Biodiversidade, Denis Hickel – Quinta do Alecrim. Pelas 18:00 horas iniciou o Workshop “Plantas Espontâneas Comestíveis”, com Fernanda Botelho
Durante esta iniciativa houve animação musical com Música Popular Portuguesa

 

A programação do 2º Festival da Biodiversidade – Observacarso, nos dias 21 e 22 de maio, incluiu atividades destinadas às escolas do concelho. Cerca de 400 alunos dos 3.º, 4.º e 6.º anos de escolaridade, visitam o Festival da Biodiversidade, onde encontram um conjunto diversificado de atividades.
Com a ajuda dos Técnicos do Centro de Educação e Desenvolvimento Francisco Margiochi, os jovens aprendem noções básicas de apicultura, os perigos que as abelhas enfrentam e o que podemos fazer para evitar que desapareçam.
Puderam também identificar espécies de insetos, descobrir o processo de fossilização ou saber o que comem os morcegos, com a ajuda do Centro Ciência Viva do Alviela.
Puderam, ainda, fazer pinturas faciais, ouvir contos ou ler, ao visitar a Ludoteca da Biblioteca Municipal de Alcanena, que também se encontrava no local.
Para os mais energéticos, houve também atividades radicais, como a canoagem, a escalada, o slide ou os insufláveis.
A acompanhar as atividades esteve a Vereadora do Pelouro da Educação, Maria João Gomez.

 

Este evento foi uma organização conjunta da Câmara Municipal de Alcanena, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas/Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, do Centro de Ciência Viva do Alviela-Carsoscópio, Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Marca NATURAL.PT e Fundação INATEL, financiado pelo FEDER, através do programa PROVERE, do Centro 2020, enquadrado no âmbito do Portugal 2020.

 

O Festival da Biodiversidade - OBSERVACARSO decorreu no Complexo das Nascentes dos Olhos d'Água do Alviela, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC).

Logo da Câmara Municipal de Alcanena

Contactos

Praça 8 de Maio
Câmara Municipal de Alcanena 
Praça 8 de Maio 
2380-037 Alcanena 
Tel.: 249 889 010 
E-mail: geral@cm-alcanena.pt

Banner Cofinanciado Por