A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo tem como uma das competências legais promover o desenvolvimento da economia regional de forma integrada e sustentável e promover, igualmente, o empreendedorismo, como uma das suas principais atribuições para o crescimento e o desenvolvimento social, ambiental e cultural do território. Outra missão é a de facilitar o acesso à criação de empresas e emprego nesta região, através da oferta de uma assistência técnica especializada e dar a conhecer o forte potencial existente, ao nível de zonas industriais e incentivos financeiros existentes, para a incrementação de novas oportunidades de negócio e criação de postos de trabalho no nosso território.
No dia 24 de maio, realizou-se uma reunião dos Gabinetes de Apoio ao Investidor do Médio Tejo, no Edifício CAIS, em Vila Nova da Barquinha, com o objetivo de analisar o conjunto de sistemas de incentivos disponíveis e a disponibilizar às empresas, no âmbito do Portugal 2030.
A reunião contou com presença de Pedro Félix, responsável pela Direção de Inovação e Empreendedorismo da NERSANT, que apresentou os sistemas de incentivos existentes, nomeadamente:
- Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados (aberto);
- SICE – Inovação Produtiva (aberto);
- Medidas específicas para o turismo (linha de apoio à qualificação da oferta e linha de microcrédito – abertos);
- SI Qualificação (previsto abrir a 31/05/2024);
- SI Internacionalização (previsto abrir a 28/06/2024);
- Sistema de Incentivos de Base Territorial (previsto abrir a 15/07/2024);
- Apoio ao Emprego e Empreendedorismo (previsto abrir a 02/09/2024);
- Sistema de Incentivos para a transição climática e energética (sem previsão de abertura);
- Sistema de Incentivos de Base Territorial (a abrir no âmbito do ITI CIM Médio Tejo – previsto abrir a 07/2024).