Notícias

reunião anmp

Reunião Plenária da Secção de Municípios com Energias Renováveis

A Secção de Municípios com Energias Renováveis, da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizou, no dia 22 de maio, a sua terceira reunião plenária.

Esta Secção é presidida por Manuel Grilo, presidente da Câmara Municipal de Portel, e integra 136 municípios, entre os quais o Município de Alcanena.

O IMI das barragens, dos parques eólicos e fotovoltaicos foi o tema em análise e debate nesta reunião, que decorreu na sede da ANMP em Coimbra.

Na sequência da realização de diversas reuniões com a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) sobre o processo de avaliação do valor patrimonial tributário dos centros eletroprodutores, onde se incluem as barragens e os parques eólicos e fotovoltaicos, para efeitos de cobrança de IMI, tem vindo a ser reivindicado que seja incluído na determinação do valor o elemento económico, ou seja, os órgãos de segurança e de exploração/produção de eletricidade. Neste sentido, foi proposto pela mesa e aprovado um projeto de fórmula de repartição dos montantes.

No caso das centrais eólicas, não há produção de energia elétrica apenas com a sapata de betão armado e a torre vertical. Requer a conjugação do conjunto de pás, rotor, turbina, transformadores, quadros elétricos, cabos de energia e comando, entre outros. Já no caso das centrais fotovoltaicas, a produção de energia elétrica não ocorre sem os painéis fotovoltaicos, transformadores, quadros elétricos, cabos e equipamentos associados.

Este assunto irá continuar a ser debatido, pois pode representar um acréscimo significativo de receitas para os municípios, nomeadamente para os que dispõem de barragens no seu território.

Logo da Câmara Municipal de Alcanena

Contactos

Praça 8 de Maio
Câmara Municipal de Alcanena 
Praça 8 de Maio 
2380-037 Alcanena 
Tel.: 249 889 010 
E-mail: geral@cm-alcanena.pt

Banner Cofinanciado Por