Decorreu, na tarde do dia 26 de outubro, no Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, a cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos, Assembleia Municipal e Câmara Municipal de Alcanena, para o mandato 2025/2029.
Presidida pela Presidente da Assembleia Municipal cessante, Tereza Sampainho, a sessão teve início com a tomada de posse dos eleitos à Assembleia Municipal, seguindo-se a tomada de posse dos eleitos à Câmara Municipal de Alcanena.
Rui Anastácio assume o 2.º mandato como Presidente da Câmara Municipal de Alcanena e António José Branco é o novo Presidente da Assembleia Municipal.
A Câmara Municipal é composta por 4 eleitos da coligação Cidadãos por Alcanena – Concelho com Futuro – PPD/PSD – CDS/PP (Rui Anastácio, Gabriel Feitor, Clara Batista e Nuno Silva) e 3 eleitos do Partido Socialista (Samuel Frazão, Maria Gorete Santos e Tiago Ancião).
Integram a Assembleia Municipal de Alcanena 12 eleitos pela coligação Cidadãos por Alcanena – Concelho com Futuro – PPD/PSD – CDS/PP, 7 eleitos pelo Partido Socialista, 2 eleitos pelo Chega e os 7 Presidentes das Junta e Uniões de Freguesia do concelho.
A Mesa da Assembleia Municipal ficou assim constituída:
Presidente – António José Branco
1.ª Secretária – Vanessa Bernardo Louro Carlos
2.ª Secretária – Carolina Rosa Claúdio
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara destacou a importância de dar continuidade aos grandes projetos estruturantes já em curso, com destaque para o Parque Empresarial, o Projeto Couros, a Fábrica de Cultura de Minde, os projetos de habitação a custos acessíveis e o Projeto Ouro Líquido, entre outros. O autarca salientou também a importância do reforço da presença do Município em redes europeias, e a necessidade de uma maior atenção ao espaço público, com o desafio de devolver o mesmo às crianças.

