PR5 ACN - Rota dos Frades
Localização
Serra de Santo António
Ponto de Partida/Chegada
Pia do Bajouco
Descrição
Numa freguesia que detém uma paisagem característica diferenciadora, este traçado pretende mostrar todos os recursos geológicos, culturais e paisagísticos existentes neste recanto tão próprio. O nome deste percurso tem a ver com a “Escola de Frades”, que existiu outrora na Serra de Santo António.
Este percurso inicia-se junto ao Bajouco (depressão natural na rocha, onde se acumulam as águas das chuvas), segue um trilho repleto de muros de pedra solta, marouços, olivais e zonas pastorícias até à estrada principal, onde se pode observar um conjunto de estruturas de apoio às atividades agrícolas, nomeadamente, as eiras, as pias do bagaço e as alpendoradas, onde se guardavam os carros de bois e restantes ferramentas agrícolas.
Subindo para norte, encontramos algumas das casas mais antigas da serra enquanto seguimos em direção ao Casal. Subindo a serra, percorrendo trilhos ladeados de pedra, onde a vegetação típica serrana é uma constante, encontrando-se marcas dos rodados dos carros de bois, que, durante épocas, transportaram cargas de pedra das pedreiras da região. Chegados ao Casal, observa-se uma dolina convertida à agricultura. Continuando a subida, direcionamo-nos, agora, para os poços, estrutura comunitária construída para garantir água às populações e aos animais, nas épocas de estio, em que este bem faltava.
Subindo em direção aos “crutos”, facilmente atingimos o ponto mais alto da serra, onde podemos contemplar o Planalto de Santo António, o polje de Mira/Minde, o Planalto de São Mamede e a Serra de Aire. Terminada esta incursão pela vertente norte da serra, voltamos a sul, onde retomamos o caminho até ao local de partida, descendo um dos trilhos que nos permite ter um maior contacto com a extensa obra que o homem tem deixado nesta serra. Por entre muros, avistamos casinas, marouços e pequenos abrigos, construídos à custa da força braçal, do alferce e da picareta.
Variante
Sensivelmente a meio do percurso, ao (Km 6.78), existe uma variante (PR5.1) que permite voltar ao ponto de partida, descendo entre muros de pedra e regressando ao Bajouco. A extensão desta Variante (5.1) é de 700m aproximadamente.
Sentido Aconselhado
De frente para o Painel, seguir em frente.
Pontos de Interesse
- Pia do Bajouco;
- Miradouro para a Vila de Minde e Polje;
- Parque de Merendas;
- Dolina;
- Marouços;
- Casinas;
- Poços;
- Campos de Lapiás;
- Eiras.
Informações úteis
Algumas zonas do percurso são coincidentes com Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascentes dos Olhos D’Água, pelo que aconselhamos algum cuidado adicional pela alta probabilidade de haver cruzamentos entre caminheiros e Ciclistas nestas zonas.
Na cumeada da Serra o vento poderá ser bastante forte, pelo que se aconselha o uso de um corta-vento.
Este percurso também pode ser realizado em BTT.
Rotas de Ligação existentes
Com outros PR’S da Rede de Percursos Pedestres de Alcanena:
- Rota de Ligação com o PR6 ACN – Rota dos Arrifes ao km 8.4 no Parque de Merendas, ponto 3 do Percurso (extensão da ligação – 1.89km)
- Rota de Ligação com o PR10 ACN – Rota de Minde ao km 8.4 no Parque de Merendas, ponto 3 do Percurso (extensão da ligação – 1.69km)
- Será aberta brevemente uma outra ligação desde este Parque de Merendas até ao PR11 ACN – Rota de Santa Marta, por Casais Robustos
Com os Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascente dos Olhos D’Água:
- Grande parte deste percurso PR4 ACN é coincidente com os Percursos 24 e 25 do Centro de BTT de Alcanena, com os quais é possível estabelecer Rotas de Ligação. Assim, ao km 8.4, no Parque de Merendas da Serra de Santo António (ponto 3 do percurso), é possível seguir as placas direcionais do Percurso 25 do Centro de BTT de Alcanena, em direção a Minde, Covão do Coelho… terminando posteriormente na Praia Fluvial dos Olhos D’Água (a distância desta Rota é de 53.2km – Ideal para BTT)
- Nesse mesmo ponto, também é possível seguir as indicações do Percurso 24 do Centro de BTT, em direção à Praia Fluvial, por uma extensão de 16.7km.
Entidade Promotora |
Coordenadas GPS 39º30’50.60’’N 8º43’01.90’’O |
Âmbito do Percurso Paisagístico |
Distância 10,8 km |
Ponto de Partida / Chegada Pias Naturais |
Tipo de percurso Pequena Rota Circular Generalista |
Duração Média 3h 45min |
Grau de dificuldade Médio |
Altitude Min. / Máx. 353 m / 510 m |
Mapa do Percurso
Estruturas de Apoio
- Parque de Merendas da Serra (ponto 3 do folheto)
O que Fazer
- Visita às Grutas da Serra de Santo António;
- Atividades de Ar Livre conforme Carta de Natureza do PNSAC;
- Parapente (Parque de Merendas da Serra de Santo António)
- Canoagem (Polje de Minde) em época de chuva abundante
- Escalada / Rappel – Gruta do Poio (equipada)
Onde Comer
No Local:
- Pizzaria Vieira;
- Tasquinha da Feira.
Raio de 11km:
- A Ladeira (Covão do Coelho); Cantinho do Tóino (Alcanena); Cantinho dos Charutos (Covão do Coelho); Central (Vila Moreira); Estaminé (Minde); Nutriself (Intermarché - Alcanena); O Atlético (Alcanena); O Caneiros (Alcanena); O Caracol (Covão do Feto); O Facho (Alcanena); O Nosso Cantinho (Alcanena); O Patanisca (Raposeira); Pizza Buona (Alcanena); Simões (Vale Alto); Vedor’s Take Away (Minde);
Alojamento
Raio de 13km:
- Centro Ciência Viva do Alviela (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Parque de Campismo (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Hotel Eurosol (Alcanena); Residencial Planeta (Alcanena); A Coelheira (Moitas Venda); Residencial Glória (Moitas Venda); Estaminé (Minde); Parreirais dos Moquinhos (Minde); Alojamento Local – Praça Velha (Minde)
Folheto
Download do Folheto (Frente) PDF
Download do Folheto (Verso) PDF
Mapas
Formato KMZ