Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém
Teve lugar, na manhã do dia 12 de abril, a Reunião entre a Câmara Municipal de Alcanena, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, a AGIF e o ICNF.
Estiveram presentes a Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, o Vereador, Luís Pires, o Comandante Operacional Distrital de Santarém, David Lobato, o 2º Comandante Operacional Distrital de Santarém, Paulo Silva, a técnica do Gabinete Técnico Florestal da autarquia, Alexandra Sousa, o Capitão da Guarda Nacional Republicana, Marco Flambó, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Minde, Sérgio Henriques, o Adjunto de Comando dos Bombeiros Municipais de Alcanena, Vítor Ermano, o representante do ICNF, Nuno Marques, e o representante da AGIF, Luís Henriques.
A Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, referiu o investimento feito pelo Município na área florestal, realçando que a vigilância fixa tem vindo a ser assegurada todos os anos, existindo melhorias previstas para as infraestruturas, que serão consolidadas, ainda no decorrer deste ano.
O Comandante Operacional Distrital de Santarém, David Lobato, corroborou as palavras da Presidente da autarquia, dando nota que o Município de Alcanena tem desenvolvido um grande trabalho em matéria de intervenção florestal, considerando a Câmara Municipal de Alcanena um exemplo a nível Distrital.
A reunião foi solicitada pelo CDOS, no seguimento de um estudo realizado pelo grupo de trabalho constituído pelo CDOS de Santarém, pela AGIF, pelo ICNF e pela GNR, e contou com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Ponto de situação relativo ao DECIR 2020 (número de ocorrências no concelho, área ardida, causas das ocorrências)
2. Queimas e Queimadas, e Locais de Estacionamento Estratégico;
3. Locais de Estacionamento Estratégico - integração das Unidades de Locais de Proteção Civil;
4. Melhorias a implementar nas várias áreas.