No passado dia 22 de maio, Alcanena foi palco da Conferência Internacional “Soluções de Base Natural no Ciclo Urbano da Água”, uma iniciativa conjunta do Município de Alcanena e da AQUANENA – Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena.
Com cerca de uma centena de participantes, o evento reuniu especialistas de referência de Portugal, Espanha e Dinamarca para debater o potencial das Soluções Baseadas na Natureza (SbN) no tratamento e gestão das águas residuais, refletindo também sobre os desafios emergentes do setor, num contexto de crescente exigência ambiental e necessidade de soluções sustentáveis.
Entre os oradores internacionais, estiveram Pedro Carvalho (Aarhus University, Dinamarca) e Joan Garcia (Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha). Do lado nacional, marcaram presença José Pimenta Machado (Presidente da APA – Agência Portuguesa do Ambiente), José Maria Martins Soares (Presidente da APDA), José Saldanha Matos (IST – Universidade de Lisboa / HIDRA), João Joanaz de Melo (FCT – Universidade Nova de Lisboa), num debate técnico e institucional sobre os desafios emergentes do setor da água.
A conferência contou, ainda, com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Rui Anastácio, e do Presidente do Conselho de Administração da AQUANENA, Nuno Silva, que enquadraram os desafios e ambições locais, com destaque para o Projeto Couros, um projeto estratégico de regeneração urbana, com recurso à engenharia natural e à sustentabilidade.
Ao longo do dia, foram apresentadas abordagens inovadoras, integrando conhecimento científico, engenharia ecológica e adaptação local. A tarde contou com visitas técnicas ao Sistema de Tratamento de Alcanena e às Nascentes dos Olhos d’Água do Alviela.
Este foi o primeiro de vários momentos de partilha e reflexão que pretendem afirmar Alcanena como ponto de encontro para o debate em torno do futuro da água.
Apresentações e vídeo da conferência disponíveis em: https://aquanena.pt/conferencia-internacional-solucoes-de-base-natural-no-ciclo-urbano-da-agua/
Créditos das Fotos: Carlos Lima