'Entretanto', o festival onde a cultura nos encontra, em Alcanena
‘Entretanto’ regressou à Praça 8 de Maio e ao Jardim da Casa da Cultura, entre os dias 3 e 6 de julho de 2025, reafirmando a sua essência comunitária, local e tradicional.
O festival reforçou o seu compromisso com a promoção de jovens artistas e empreendedores da região. Do programa de 2025, destacamos Deixem o Pimba em Paz, A Garota Não, Kura e 5.ª Punkada, entre muitos outros, num total de cerca de 20 atuações que coloriram Alcanena durante estes quatro dias e a que se juntarão 7 grupos de folclore (4 do concelho e 3 internacionais), no dia 10 de julho.
No âmbito do Projeto "Entretanto Usamos os 3Rs", uma iniciativa promovida em parceria entre o Município de Alcanena e o IPDJ, inserida no Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, @s noss@s voluntári@s produziram os elementos que decoraram os ambientes do festival.
Para além das atrações culturais, o evento contou com uma seleção de tascas associativas, oferecendo uma variedade de opções gastronómicas para todos os gostos, voltando a contar, este ano, com a presença de um produtor local de gin, “Pia da Greta”.
No último dia do programa, dia 6 de julho, o Festival Entretanto acolheu o All Come – III Encontro das Comunidades Migrantes Residentes no Concelho de Alcanena, que incluiu partilha gastronómica e mostra cultural.
A encerrar o programa, esteve o espetáculo Don´t Stop M(inde) Now! Tributo aos Queen, apresentado num formato de orquestra sinfónica com coro, combo e solista. Todos os músicos em palco fazem parte da estrutura do Conservatório de Música Jaime Chavinha (alunos e professores), tendo o espetáculo tido como convidado o cantor solista Gonçalo Lopes.