Teve lugar, no dia 9 de julho de 2019, a Inauguração do Posto Territorial da GNR de Alcanena, estando presentes, a Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, Presidente da Assembleia Municipal, Silvestre Pereira, Vereadores Maria João Gomez, Luís Pires, Hugo Santarém e Óscar Pires e os Presidentes das Juntas e Uniões de Juntas do Concelho de Alcanena.
Na cerimónia estiveram, também presentes, o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, Deputados da Assembleia, eleitos pelo círculo de Santarém, Comandante Geral da GNR, Tenente-General Luís Francisco Botelho Miguel, representantes dos Destacamentos de Santarém, Torres Novas e Alcanena, Presidentes ou representantes dos Municípios do Distrito de Santarém, representantes do ICNF, Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Agrupamento de Escolas, Centro de Saúde de Alcanena entre outras individualidades locais e regionais.
A cerimónia teve início com o discurso do Comandante Geral da GNR, Tenente-General Luís Francisco Botelho Miguel, seguindo-se o discurso da Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, e, finalmente, o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
Seguiu-se o descerramento da Placa do Quartel, por parte da Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita e Comandante da GNR de Alcanena, Jorge Oliveira, após o qual se efetuou uma visita às instalações do novo Posto da GNR de Alcanena, com momentos musicais do Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro – CAORG.
Terminada a visita, seguiu-se a assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Município de Alcanena, na pessoa da sua Presidente, Fernanda Asseiceira e a Guarda Nacional Republicana, na pessoa do seu Comandante Geral, Luís Francisco Botelho Miguel, tendo-se procedido à entrega da viatura, cedida pelo Município de Alcanena, em regime de comodato, ao Posto Territorial da GNR de Alcanena.
Ainda no âmbito da presente cerimónia, o Sr. Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, acompanhado da Presidente de Câmara, Fernanda Asseiceira e do Comandante Geral Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Luís Francisco Botelho Miguel, procedeu à entrega de 25 viaturas para a Unidade de Proteção e Socorro da GNR, elementos que constituem uma componente essencial no combate aos incêndios rurais.
Para finalizar, o Bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério, procedeu à bênção do Posto Territorial da GNR de Alcanena e à Viatura oferecida pelo Município de Alcanena, seguindo-se a entrega de uma prenda simbólica, por parte da GNR, à Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira.
De recordar que em 21 de outubro de 1998, celebrou-se o primeiro protocolo entre o Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Alcanena para o Quartel da Guarda Nacional Republicana, na qual já se identificava a necessidade de dotar o Município de um espaço com condições funcionais, face ao estado débil de conservação do edifício sito na Rua 25 de Abril, em Alcanena.
A 26 de fevereiro de 2016 dá-se a visita da Secretária de Estado Adjunta da Administração Interna, Isabel Oneto, às instalações do quartel da GNR e ao edifício Municipal na Rua Tenente Coronel Salgueiro Maia, que despoletou os procedimentos necessários, permitindo que a 28 de junho de 2017 fossem assinados o contrato de comodato e o contrato interadministrativo, pela Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, e por responsáveis do Ministério da Administração Interna (MAI) e Guarda Nacional Republicana, para a realização das obras necessárias e posterior instalação do posto da GNR de Alcanena no novo edifício.
Em 8 de março de 2018,foi assinado o contrato de adjudicação para execução da empreitada do Posto Territorial da GNR de Alcanena, adjudicada à firma SECAL, Engenharia e Construções, SA, pelo valor de 357.402,04€ (+ IVA à taxa legal em vigor), com prazo de execução de 12 meses, tendo o Auto de consignação da obra da empreitada do Quartel da GNR de Alcanena, sido assinado no dia 18 de junho de 2018, que contou também com a presença da Srª. Secretária de Estado, Isabel Oneto.
O projeto de execução do Posto Territorial da GNR de Alcanena, elaborado pela Casa Gomes – Engenharia, Lda., foi aprovado pelo Ministério da Administração Interna até ao valor de 426.122,80€, acrescidos de IVA., entidade que financiou a obra, assim como a fiscalização e coordenação de segurança para a referida empreitada, que ficou a cargo da Ripórtico, Engenharia, Lda..
A Câmara Municipal de Alcanena agradece ao Comando Territorial de Santarém, Destacamento de Torres Novas e Comandante do Posto Local, pela colaboração e empenho demonstrados neste processo.