Foi aprovada, na reunião de câmara realizada a 26 de abril de 2021, a prorrogação graciosa do prazo de execução da empreitada de execução das Redes de Saneamento de Águas Residuais do Carvalheiro, pelo prazo de 120 dias, com conclusão da empreitada até 31 de julho de 2021, sendo imputados ao empreiteiro os custos a despender com a Fiscalização da obra. A partir dos 121 dias será aplicada multa contratual diária.
A necessidade da prorrogação do prazo solicitada pelo empreiteiro (TOELTA – Gestão de Investimentos e Concessões, SA), foi justificada pelo mesmo devido à pandemia COVID-19, com reflexos na redução de equipas em obra, na dificuldade de implementar equipas em obra, na dificuldade de entrega de materiais por fornecedores e na dificuldade de contratar subempreitadas. Foram, ainda, invocados pelo empreiteiro constrangimentos decorrentes das condições climatéricas e a disponibilização total da área para a edificação da ETAR de Carvalheiro, apenas concretizada a 12 de março de 2021.
Esta empreitada prevê a execução da rede de drenagem de esgotos domésticos e construção da respetiva ETAR.
Continuam a decorrer os trabalhos de execução das redes de saneamento de águas residuais, estando já concluídos os trabalhos relacionados com a rede de coletores. De momento, decorrem trabalhos na ETAR e foram já iniciadas as pavimentações em vários arruamentos.
O Município de Alcanena agradece a colaboração e a compreensão de todos, durante o período em que decorrem as obras.
Este projeto é financiado pelo Fundo de Coesão, através do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (Portugal 2020).