Biblioteca Municipal

Bilioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira
Historial

A Biblioteca Municipal de Alcanena resulta da adaptação de um antigo celeiro/palheiro da Casa Agrícola, integrado num conjunto de barracões pertencentes ao Sr. Joaquim Carlos Reis e Silva, do ano de 1903, de acordo com a inscrição que ainda hoje se pode ler na fachada do actual edifício.

A construção contava ainda com um poço e uma eira, onde se malhava o trigo e outros cereais. Do poço e demais pequenas edificações em volta, resta a recordação. Assim, apenas foi recuperado o corpo principal da estrutura existente.

Deste modo, a recuperação consistiu em ligar os dois corpos do celeiro com uma galeria superior, onde outrora existira um pátio interior.

Quanto aos materiais utilizados, a preferência foi para o ferro, harmonizado com madeira de faia e vidro. Desta escolha, resultou, não só uma obra plena de luz, que entra sem cerimónia pelas amplas janelas, mas também um interessante contraste entre a transparência e o peso real das portas, que, afinal desvendam espaços.

Relativamente às opções arquitectónicas dos interiores, salienta-se um pequeno mas agradável espaço completado com um balcão, da extremidade do qual se desenrola um ampla escadaria em madeira, estabelecendo a ligação entre o piso térreo e o superior.

No que diz respeito à posse do imóvel, após a morte do proprierário, supra mencionado, passou por herança, para as suas filhas Maria Cândida e Maria de Lourdes. Esta viria a ligar-se à história da biblioteca, mais uma vez, devido ao matrimónio com o Senhor Doutor Carlos Nunes Ferreira. Deste casal nasceram onze filhos, que, por sua vez herdaram o que é hoje a Biblioteca Municipal de Alcanena. Posteriormente, no ano civil de 1981, a Câmara Municipal tornou-se proprietária da referida construção.

O Cônjuge de Maria de Lourdes vem a propósito dado que o seu nome foi adoptado, em jeito de homenagem, pela Biblioteca Municipal. Vejamos porquê:

O médico Carlos Nunes Ferreira, de formação coimbrã, veio a Alcanena para ocupar uma vaga para médico municipal, enquanto aguardava a nomeação para assistente da Universidade de Lisboa. No entanto ligou-se definitavamente à Vila, para onde o acaso o enviou, por laços de casamento e empenhamento nas causas sociais do Concelho.

Assim, no exercício da Medicina, introduz técnicas inovadoras e revela grande habilidade em partos; o que faz nascer uma ligação emocional com as gentes do Concelho.

Curiosa é a semelhança entre este médico e o personagem criado por Júlio Diniz, o sempre prestável João Semana, quase unindo realidade e ficção.

Mas não é só como médico que Nunes Ferreira é recordado como benemérito:

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Curtumes e a Fundação do Entreposto foram por si incetivados e apoiados. Criou ainda a assistência aos Tuberculosos e o Dispensário Materno-Infantil.

A sua acção foi igualmente determinante não só na construção do Bairro Operário na Chã, mas também, na criação do Miradouro e, anos mais tarde, na instalação do Ensino Secundário em Alcanena.

- OPAC: Online Public Acess Catalog
O catálogo do fundo documental da Biblioteca está disponível através da internet e num posto de consulta junto da Receção para consulta e reserva de obras.

- Empréstimo domiciliário
O empréstimo domiciliário requer a inscrição e cartão de utilizador da Biblioteca, que implica o preenchimento de uma ficha de dados pessoais e é gratuito, podendo requisitar-se até 5 documentos por um período de 15 dias, o qual pode ser renovado de forma presencial, por correio eletrónico ou telefonicamente, por outro período de mais 15 dias.
As obras assinaladas com uma bola encarnada na lombada não podem ser requisitadas para empréstimo domiciliário, estando apenas disponíveis para consulta presencial.

- Empréstimo presencial
Todos documentos estão disponíveis para consulta presencial, salvo situações excecionais, mesmo aqueles que não estão em estantes de livre acesso nas Salas Gente Jovem e de Leitura, bastando requerê-las junto dos funcionários.

- Hemeroteca – consulta presencial e empréstimo de publicações periódicas
As publicações periódicas estão disponíveis para consulta presencial na estante própria do átrio (revistas) e nos expositores junto ao Bar (jornais nacionais e regionais).

Só são disponibilizados para empréstimo domiciliário os números anteriores ao último número.

- Espaço Internet e Multimédia Infantil e Publico em Geral
A Biblioteca dispõe dois espaços com computadores ligados à internet, um na Sala Gente Jovem, outro na Sala de Leitura, que podem ser requisitados pelos utilizadores de forma gratuita.
Está disponível ainda uma rede de internet de acesso livre através do sistema wi fi.
As impressões são pagas pelos utilizadores conforme Tabela de Taxas e Licenças do Município de Alcanena aprovada em Assembleia Municipal.

- Biblioteca/Ludoteca itinerante
A carrinha com Biblioteca/Ludoteca Itinerante faz um trabalho de promoção do livro e da leitura junto das Escolas e Jardins de Infância do Concelho que não possuem Biblioteca Escolar. Está dotada de um fundo documental destinado ao público infantil.
 
- Atividades
- Publico Infantil
Conforme o plano de atividades são disponibilizadas e divulgadas nos sítios e meios próprios as atividades destinadas ao público infantil, onde se incluem atividades destinadas às Escolas e Jardins de Infância do Concelho e sessões organizadas durante o período de férias escolares.

- Público em geral
Conforme o plano de atividades são disponibilizadas e divulgadas nos sítios e meios próprios as atividades destinadas ao público em geral, onde se incluem as mais variadas propostas, desde encontros com escritores, lançamentos e apresentações de livros, exposições temáticas, bibliográficas e informativas, oficinas e workshops, palestras e ações de formação.

Logo da Câmara Municipal de Alcanena

Contactos

Praça 8 de Maio
Câmara Municipal de Alcanena 
Praça 8 de Maio 
2380-037 Alcanena 
Tel.: 249 889 010 
E-mail: geral@cm-alcanena.pt

Banner Cofinanciado Por