Museu Municipal de Alcanena assinalou o seu 1.º aniversário com o lançamento do catálogo e um roteiro republicano pela vila
O Museu Municipal de Alcanena iniciou, no dia 4 de outubro, as comemorações do seu 1.º aniversário com o lançamento do catálogo da exposição de longa duração. A apresentação esteve a cargo de Paulo Monteiro, responsável pela museografia do museu, que destacou a importância do trabalho desenvolvido ao longo do primeiro ano de funcionamento e o papel do museu na preservação e valorização da memória coletiva do concelho. A sessão incluiu ainda uma visita guiada à exposição de longa duração, permitindo ao público redescobrir as histórias, os objetos e as identidades que definem o território de Alcanena.
No dia 5 de outubro, a programação prosseguiu com o Roteiro Republicano, uma caminhada interpretativa pelas ruas de Alcanena, alusiva à República e ao republicanismo. O percurso destacou diversos pontos simbólicos da vila, como o Largo 1.º de Maio — onde funcionou a sede da Associação de Classe dos Curtidores de Solas —, o local onde existiu a Farmácia do Dr. Augusto Louro, sede da primeira estrutura republicana em Alcanena, e o edifício atualmente ocupado pela Caixa Geral de Depósitos, de cuja varanda Brito Camacho, então Ministro do Fomento, proferiu as célebres palavras: «Para o país a República, para Alcanena o Concelho», em 1911.