Gabinete Veterinário Municipal

Gabinete Vet low

 

Ambiente - Alcanena

Assuntos relativos à problemática ambiental no concelho de Alcanena

Serviços Municipais de Gestão de Resíduos Urbanos

A recolha seletiva (embalagens), triagem, reciclagem / valorização orgânica / incineração e aterro dos resíduos urbanos são assegurados por uma gestão de âmbito regional – Associação de Municípios do Médio Tejo.

 

Essa gestão regional foi concretizada através da formação de uma associação sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento de estudos e ações no sector do saneamento básico, tratamento dos resíduos sólidos urbanos e da defesa do ambiente que adotou a denominação RESITEJO – ASSOCIAÇÃO DE GESTÃO E TRATAMENTO DOS LIXOS DO MÉDIO TEJO. A associação, criada nos termos do artigo 167º, do Código Civil, é constituída pelos Municípios de Alcanena, Chamusca, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha e pela Associação Nacional de Conservação da Natureza – QUERCUS.

 

A recolha indiferenciada de proximidade, a recolha porta a porta de resíduos volumosos (por ex. grande dimensão, verdes, etc.) e a recolha seletiva de proximidade (papel e vidro), em todo o território municipal e até ao Ecocentro de Alcanena, são assegurados diretamente pelo Município.

 

O transporte de resíduos entre o ecocentro de Alcanena e o aterro intermunicipal é da responsabilidade da RESITEJO.

 

De acordo com a “Avaliação da qualidade do serviço prestado aos utilizadores”, realizada e publicitada pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, destacam-se alguns indicadores de qualidade do serviço:

Residuos

Pedidos de Limpeza de Fossas


O pedido de limpeza de fossas deve ser feito pessoalmente no “Balcão Único” na sede dos Paços do Concelho, sito na Praça 8 de Maio em Alcanena, via telefone através do número 249101451 ou via email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..


Deverá ser indicado o nome, morada e contacto do requerente.


Os custos deste serviço já se encontram incluídos na taxa de saneamento.

 

 

para recolha de monos, os munícipes deverão contactar o Balcão Único, em funcionamento no edifício dos Paços do Concelho, no horário das 9:00h às 13:00h e das 14:00h às 16:00h, através do telefone 249101451. Este serviço é efetuado pela autarquia, mediante pedido do munícipe, após o qual se procederá ao agendamento da recolha.

 

No que respeita aos resíduos verdes, os mesmos deverão ser depositados no Ecocentro de Alcanena, junto à ETAR, estando este equipamento aberto ao público 7 dias por semana, de segunda-feira a domingo, 24 horas por dia.

 

De referir que o Ecocentro se destina a receber única e exclusivamente resíduos verdes que os munícipes ali queiram depositar, estando prevista a aplicação de coimas aos infratores que ali coloquem outro tipo de resíduos ou que os coloque indevidamente nos contentores de resíduos orgânicos.

 

Serviços Municipais de Saneamento de Águas Residuais

Com exceção da vertente em “alta” do subsistema de Alcanena, cuja entidade gestora é a AQUANENA - Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena, EM, SA, o restante serviço municipal de saneamento de águas residuais encontra-se totalmente gerido e explorado pelo município de Alcanena.

 

As infraestruturas de perfazem o sistema de saneamento do município são constituídas na totalidade por:
- 4 Estações de tratamento de águas residuais (ETAR);
- 1 Fossa séptica;
- 8 Estações elevatórias;
- Cerca de 30 km de emissários;
- Redes de drenagem em “baixa”.

 

Recorrendo a contratos de prestações de serviços com a Luságua Alcanena, esta assegura as seguintes atividades:
- Operação e manutenção da ETAR de Minde / Mira D’Aire;
- Manutenção e controlo das ETAR do Espinheiro, Nascentes do Alviela, Covão de Feto e fossa séptica de Chã de Cima;
- Manutenção e operação das estações elevatórias de Bugalhos, Filhós, Louriceira, Casais da Moreta, Serra de Sto. António, Minde, Moitas Venda e Casais Romeiros.

 

 

O Município de Alcanena encontra-se atualmente servido por 6 sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais, que se descrevem de seguida:


- Sistema de Alcanena

As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram a drenagem e tratamento das águas residuais de lugares como: Alcanena, Vila Moreira, Gouxaria e Raposeira (União de Freguesias de Alcanena e Vila Moreira); Bugalhos, Casais Romeiros, Filhós e Pousados (Freguesia de Bugalhos); Malhou e Louriceira (União de Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro); Casais Robustos e Moitas Venda (Freguesia de Moitas Venda); Monsanto e Casais da Moreta (Freguesia de Monsanto); Serra de Santo António (Freguesia da Serra de Santo António).

 

- Sistema de Minde
As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram a drenagem e tratamento das águas residuais do lugar de Minde.


- Sistema Covão do Feto
As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram a drenagem e tratamento das águas residuais do lugar de Covão do Feto.


- Sistema das Nascentes do Alviela
As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram a drenagem e tratamento das águas residuais do complexo do Alviela, constituído pelos seguintes equipamentos públicos: Praia Fluvial; Restaurante; Parque de Campismo; Centro de Ciência Viva do Alviela.


- Sistema do Espinheiro
As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram a drenagem e tratamento das águas residuais do lugar do Espinheiro.


- Sistema de Chã de Cima
As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram a drenagem e tratamento das águas residuais do lugar de Chã de Cima.

 

De acordo com a “Avaliação da qualidade do serviço prestado aos utilizadores”, realizada e publicitada pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, destacam-se alguns indicadores de qualidade do serviço:

Saneamento

 

Pedido de Ramal

Para requerer a ligação à rede pública de Água ou Saneamento, poderá enviar um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou dirigir-se à Loja Aquanena, no Mercado Municipal de Alcanena, e solicitar um orçamento de ramal de Água e/ou Saneamento para o local de consumo desejado. Existe também um formulário próprio para o efeito, que pode descarregar e enviar, devidamente preenchido e assinado, acompanhado dos documentos necessários.

 

O pedido de orçamento não tem custos para o requerente.

 

Pagamentos: ver artigo 98º do Regulamento dos Serviços de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais Urbanas do  Concelho de Alcanena.

 

Mais informações em https://www.aquanena.pt/ligacao-a-rede-publica-ramal-de-agua-saneamento/

 

Serviços Municipais de Abastecimento de Água

O abastecimento de água na rede pública de distribuição é assegurado, através de Contrato de Gestão de Delegada, pela AQUANENA – Empresa Municipal de Águas e Saneamento.

As origens que asseguram o sistema de abastecimento de água ao concelho de Alcanena são as seguintes:

– Captações subterrâneas através dos furos de Alcanena, Alviela, Espinheiro, Filhós, Malhou, Olhos de Água (temporariamente desativado);
- Compra em alta à EPAL – Captação superficial na albufeira de Castelo do Bode / ETA da Asseiceira;
- Compra em alta à Águas de Santarém.

As infraestruturas de abastecimento são constituídas na totalidade por:
- 6 Captações próprias;
- 27 Reservatórios;
- 6 Estações elevatórias;
- 6 Instalações de tratamento de água;
- 243,8 km de rede.

O Município de Alcanena encontra-se atualmente servido por 8 sistemas de abastecimento de água, que se descrevem de seguida:

- Sistema de Alcanena
As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram o abastecimento de água a Alcanena, São Pedro, Peral e Gouxaria.

- Sistema de Alviela
Assegurando o abastecimento de água a Monsanto, Casais da Moreta, Covão do Feto e Serra de Santo António. Recorrendo a outro sector, este sistema assegura igualmente o abastecimento de água a Vila Moreira.

- Sistema de Filhós
As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram o abastecimento de água a Filhós, Bugalhos, Pousados e Casais Romeiros.

- Sistema de Carvalheiro
O sistema de Carvalheiro, assegurado pelo abastecimento da empresa Águas de Santarém, serve a povoação com o mesmo nome e ainda o Complexo das Nascentes dos Olhos de Água d’Alviela.
 

- Sistema de Espinheiro
As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram o abastecimento de água ao Espinheiro.

- Sistema de Minde
O abastecimento de água ao sistema de Minde é assegurado pela EPAL através dos pontos de entrega localizados junto aos reservatórios do Vale Alto, Covão do Coelho e Minde Norte. As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram o abastecimento de água ao Vale Alto, Covão do Coelho, Saramagas, Minde, Casais Robustos e Moitas Venda.

- Sistema de Malhou
As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram o abastecimento de água a Malhou, Louriceira, Moita, Raposeira, Chã de Cima.

- Sistema de Olhos de Água (Desativado temporariamente)

 

 

 

Ligação à Rede de Abastecimento

Para solicitar ligação à rede de abastecimento deverá contactar a AQUANENA - Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena

 

Morada:

Rua 25 de Abril

Mercado Municipal António Galveias Dias

2380-042 Alcanena

 

Telefone: 249 899 414

 

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Página web: www.aquanena.pt

 

Mais informações em https://www.aquanena.pt/ligacao-a-rede-publica-ramal-de-agua-saneamento/

 

 

Logo da Câmara Municipal de Alcanena

Contactos

Praça 8 de Maio
Câmara Municipal de Alcanena 
Praça 8 de Maio 
2380-037 Alcanena 
Tel.: 249 889 010 
E-mail: geral@cm-alcanena.pt

Banner Cofinanciado Por